
Comunicação de risco
Estanozolol
O que é?
O estanozolol é um esteróide anabolizante derivado da hormona natural, Testosterona.
Para que é utilizado?
Hoje em dia é utilizado no tratamento situações de hipogonadismo, terapia de substituição hormonal, tratamento de angioedema hereditário e carcinoma mamário na mulher, existindo ainda outras indicações terapêuticas. (vêr usos terapêuticos)
Muitas vezes este composto é consumido por atletas e fisioculturistas que pretendem aumentar a sua massa muscular, porém o seu uso com este propósito está contra-indicado devido às consequências nefastas para o organismo, sendo esta contra-indicação transversal aos esteróides anabolizantes.
Quais os efeitos secundários?
À semelhança de outros esteróides, o estanozolol apresenta uma extensa lista de efeitos secundários que se verificam em vários sistemas do organismo. Como efeitos secundários gerais de particular relevância temos: hipertensão arterial, aumento dos níveis de colesterol, danos cardiovasculares, artralgias, icterícia, náuseas, vómitos e alterações de humor. No homem podem ainda surgir impotência, ginecomastia e diminuição da produção de espermatozóides. Já na mulher verifica-se frequentemente virilização e crescimento de pêlo facial. Na criança pode ocorrer o fecho prematuro das epífises, o que irá comprometer o crescimento, uma vez que o crescimento ósseo ocorre a nível das epífises. Este composto possui muitos outros efeitos adversos também eles importantes, pelo que é aconselhavél a consulta da lista de efeitos adversos. (vêr efeitos adversos e contra-indicações)
Como é comercializado?
Estão disponíveis no mercado duas formas de estanozolol, uma delas para administração oral e a outra para uso injetável. Evidências e estudos têm demonstrado que a forma de administração oral é mais tóxica para o organismo, nomeadamente a nível hepático, cardiovascular e do sistema nervoso.
Onde comprar?
O estanozolol pode ser comprado na internet num dos inúmeros sites de venda do produto. Nestes sites é promovido o uso do composto, fazendo alegações para os benefícios do seu uso sobretudo a nível estético. No entanto, são poucas as referências aos efeitos adversos, toxicidade, contra-indicações e interações com outros fármacos, pelo que a sua aquisição deve ser evitada.
É seguro?
O consumo de estanozolol por indicação médica, respeitando as doses indicadas e com uma vigilância adequada permitem o uso deste fármaco na terapêutica, no entanto mesmo assim podem surgir efeitos adversos. Como tal, a sua segurança é questionável e está comprometida quando não são respeitadas as permissas anteriores, o que acontece frequentemente quando ingerido propositadamente por atletas e fisioculturistas. Nestes casos as consequências podem ser graves, sendo potencialmente fatal. (vêr casos clínicos)

